26 de outubro de 2010

No elevador

Nunca antes na minha vida usei tanto o elevador.
Eu morei durante anos em casa térrea e por muitos anos trabalhei em um sobrado... ou seja, só pegava elevador quando ia ao shopping e, eventualmente, para fazer entrevista!! rs
Acontece que agora moro em apartamento e trabalho num prédio de 11 andares e tenho que conviver com a sensação estranha dos diversos encontros no elevador.
Acho estranho dividir aquele pequeno espaço com um vizinho, cujo nome desconheço. Ficamos alguns intermináveis minutos fingindo que não nos vemos e nos limitamos a bom dia, boa tarde, boa noite e tchau.
Chega a ser desagradável e até entendo quando alguém finge que não vê a proximidade de um acompanhante e embarca, às pressas, para ir sozinho!
Agora que estou grávida, andam acontecendo coisas engraçadas nestas viagens de subidas e descidas. Ao invés de ignorar, as pessoas não resistem a pelo menos sorrir quando observam o meu embarque. A grande maioria não resiste a perguntar quanto tempo de gestação, se sei o sexo, qual será o nome e por aí vai...
Ao invés de ouvir falar do tempo, agora ouço muitos "que delícia", "você deve estar ansiosa" ou "você vai ver como passa depressa".
Já aconteceu de eu me assustar com um (do nada) "é menino, né? Você está parecida comigo, só engordei barriga também!"
Semana passada, aconteceu uma uma situação um pouco diferente. Eu e um rapaz sozinhos no elevador.
Ele perguntou, já de um jeito diferente, "tem um bebê ai?"
E, eu: tem.
Ele: pra quando é?
Eu: para janeiro, dia 7.
Ele: Capricorniano, que delícia. Você sabe que capricorniano cuida da mãe para sempre, né?
Eu: Nossa, então, tirei a sorte grande. (com direito a sorriso e um pensamento "espero que não, conforme post Família, família")
Ele: Eu sou de capricórnio e sempre cuidei da minha.... E você, de que signo é?
Eu: Aquário.
Ele: Sério? De que dia?
Eu: Dia 13 de fevereiro. (o elevador já no meu andar. Nós dois segurando a porta para não fechar)
Ele: Ah, não... a minha mãe é do dia 8!! Meus parabéns pelo bebê...
Eu: Muito obrigada!! (sai do elevador, com um sorriso inevitável no rosto)

Um comentário:

Renata disse...

Eu sempre fingia que não via alguém chegando pra ir sozinha. Se a distância era curta, preferia a escada. hahaha