28 de dezembro de 2010

38 semanas e pródromo de TP

Então é Natal, né?
O que você acha que o Caio fez? Assustou a mãe dele, claro!!
Dia 25, já que passava das 2h papai e eu fomos ao Santa Joana... não consegui pensar em outra maternidade mais perto de casa e não quis ir para um pronto socorro simples, porque lá não fariam o cardiotoco!
Eu passei a tarde toda do dia 24 sentindo uma dorzinha e muitas cutucadas do Caio, daí, como a barriga não ficava dura em todas as vezes, não tinha certeza se eram contrações ou não.
Depois das 22h as dorzinhas passaram a vir de hora em hora, daí, combinei com o Edu de irmos para o hospital assim que acabasse a ceia de natal. Não quis alarmar a família antes da hora... rs
Quando chegamos no hospital, expliquei o que estava sentindo, a obstetriz me examinou e me explicou que as contrações que eu estava sentindo ainda não eram "as contrações". Daí, ela ligou para o meu médico, explicou o caso e disse que ia me passar buscopan num soro glicosado. Ele pediu para ela me dar alta se o cardiotoco estivesse ok.
Bom, lá fui eu para uma sala lotada de mamães passando mal. Nunca imaginei uma sala de medicação tão cheia em noite de natal...
O exame só poderia ser feito depois de terminada a medicação. Ok, acabou o soro, a enfermeira colocou as faixas com o aparelho e explicou que o barulhinho era o coração do Caio e que o monitoramento seria feito por 20 minutos.
Lembra da glicose do soro, né? Mais o panetone trufado, o chocolate da tarde e a gelatina espumante antes de ir para o hospital.... bom, tivemos que reiniciar o exame duas vezes, porque o Caio não deixava o aparelho na barriga. Ele empurava lá de dentro e tirava o negócio do lugar...
O exame deu ok, colo impérvio, tivemos alta. Daí, que no papel que eu assinei estava o diagnóstico: pródromo de TP!
Fiquei curiosa para saber o que era... doctor Google localizou uma explicação bem bonitinha feita pela Alessandra Feitosa:

"O período prodrômico é o que antecede o trabalho de parto. Nesta fase a gestante sente muitas contrações (algumas delas bem dolorosas), mas com intervalos e intensidades irregulares. Também é conhecido como falso trabalho de parto. Como a cabeça do bebê se encaixa na pelve, sentimos dores lombares e pélvicas (às vezes até andar é meio estranho), além de algumas fisgadinhas… Nesta fase a grávida costuma perder o tampão mucoso que fica no colo do útero. E este fica mais molinho. Este período pode durar alguns dias antes de começar efetivamente o trabalho de parto."

Pela experiência dela, acho que o Caio vai mesmo esperar por 2011, já que eu ainda não perdi o tampão!! O que na minha opinião é ótimo, assim ele não corre o risco de não ter festa de aniversário, né? rs

Nenhum comentário: