4 de abril de 2011

A saga dos mamilos esfolados

by blogdajuchicrala.blogspot.com

Todas as mães que amamentam ou que sonham em amamentar seus filhos temem que os mamilos fiquem machucados e sensíveis, daí, toca buscar informações pela net, fazer como amiga que teve sucesso ou comprar creminho no estrangeiro para prevenir qualquer rachadura...
O comum é o bebê fazer a pega errada e ir machucando os mamilos.
Mas eis que a bunitinha aqui passou feliz pelos primeiros dias de amamentação até que o Caio começou a descascar na boquinha. Achei normal, descascou a pele do corpo, tá perdendo os cabelinhos, o que seria descascar na boca? Nada, né? Dali uns dias meus mamilos começaram a descascar... e (burra) continuei achando tudo lindo, afinal, o meu filho tem a "pegada perfeita"!
Quando rachou os bicos percebi que devia mesmo ter algo errado, passamos na pediatra e ela nos diagnosticou. A origem do problema era uma espécie de fungo que o Caio pegou na boca e passou para os meus mamilos, passou medicação e pensei que tudo estaria terminado em 7 dias. Ufa!
Que nada, terminamos de usar a medicação, Caio normal (amém!) e eu ainda descascando. Ligo para a médica e ouço que faz parte da recuperação da derme, que o bichinho morreu e agora era questão de dias a pele se recuperar.
Ok. Mas passaram se mais 7 dias e começou a rachar tudo de novo, baita dor para amamentar o pequeno (que se recusa a pegar mamadeira com o leitinho materno que eu armazeno). Daí, passei a usar um pomada com ação anti-inflamatória e fazer banho de luz.
O banho de luz foi uma alternativa ao banho de sol, afinal quem pode ficar com os peitos a mostra em plena São Paulo?? Dica da Lívia, colocar uma lâmpada incandecente próxima (30cm) da mama por uns 10 minutos, duas vezes ao dia.
Tá melhor, mas ainda não está 100%. Do meu ponto de vista agora, sim, estou na fase de aguardar a derme se recuperar, não rachou mais e sigo amamentando sem dores. Esta semana passo no meu médico e vamos ver a avaliação dele, confesso que espero que esta saga esteja no fim!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulinha, de fato, a melhor ideia eh mesmo o banho de luz com a lampada. Minha esposa tb teve essa pane de rachar os mamilos (embora sem micoses) e a solução foi essa tb. Soh q o engraçado eh q qdo os mamilos melhoraram, nossa bb decidiu q a mamadeira era melhor (minha esposa tinha pouco leite, tivemos q apelar p/ NAN). Q bom q esta curtindo c/ o Caio a fase. Passa rapido pra caramba, minha bb esta com mais de um metro de altura, falando a beça e bagunçando a casa toda (embora confesso q qdo ela estah na escola, parece que a casa vira uma tumba d tao vazia). Um gde abç pvcs.

Anônimo disse...

Ah, sim, manda um abç p/ Angela, pro Rod e pra Van (cara, roqueira de All Star e roupa preta?! Estou sem palavras ateh agora!).