16 de setembro de 2012

A vidas nas indústrias ACME

Primeiro que eu fiz muita entrevista. Fiz tantas, que no dia da entrevista para este emprego respondi de qualquer jeito, e ouvi a menina dizer Big Four sem saber do que se tratava, já que a vaga era confidencial.
Neste dia ouvi sobre uma vaga que nunca existiu de fato. A agência de emprego explicou que se tratava de uma vaga para um pool de secretárias e que se algum dia eu tivesse que ficar depois do horário, poderia trocar com uma das minhas colegas, já que parte do mês não posso contar com o Edu para pegar o bebê na escola.
A única coisa real da descrição dada é que atenderia um grupo grande de executivos, que no caso são 10.
Eu imaginei um lugar onde tudo era muito dinâmico, onde teria um papel importante, mas ledo engano.. não foi nada disso que encontrei. Nas indústrias ACME tudo é muito burocrático e moroso, as minhas atividades são quase robóticas... na verdade, todas as secretárias fazem exatamente as mesmas coisas e do mesmo jeito, assim, quando uma tem que sair de férias, pode-se colocar outra qualquer no lugar, sem prejuízo para os executivos atendidos.
Na entrevista disseram que tem um plano de carreira para o meu cargo, fiquei fascinada, mas chegando aqui descobri que o tempo médio entre um nível e outro é de 5 anos, outra coisa que observei é que se leva em conta mais o nível de inglês que a experiência das secretárias.
Como disse uma amiga minha, é absurdo que alguém com 14 anos de experiência tenha o mesmo nível de uma recém formada inexperiente!
Bom, como em todo lugar o pessoal que traz o dinheiro tem todos os benefícios e vantagens, mas o pior é que nós que somos reles mortais e não ganhamos nem o mesmo valor de refeição do que eles, recebemos emails com informações sobre o plano de carreira deles, acho absurdo receber cobrança de inclusão de metas no sistema de coaching, sem se quer ter um coach!!
Por outro lado tenho que agradecer, depois de um ano como funcionária pública e mais um ano de licença maternidade, estou num lugar onde não há correria e nem sangria para nada. Tenho uma coisa para fazer hoje, outra coisa para fazer amanhã, mas nada de mil coisas ao mesmo tempo e hora extra todo dia.
Tem dias que é tedioso, afinal imaginava a minha vida como quando eu era estagiária na GM... cheia de atividades, ligações, reuniões para organizar... Ao contrário, passo dias inteiros estudando ou enviando emails para as amigas.
Uma coisa que percebi é que não tenho o estilo deles, trocaria todos estes advogados e contadores por centenas de engenheiros... rs
Sinto saudades de falar um palavrão, de usar um jeans na sexta-feira e usar blusas da Hering com calça social para vir trabalhar. Engenheiros nem ligam se você usa Melissa para ir ao trabalho, mas contadores sim... Em teoria, sou obrigada a usar salto alto, acreditam? A sorte é que ninguém leva esta regra tão a sério e consigo vir de sapatilha umas 2 vezes na semana.
Acho que empresa tem que cobrar um traje apropriado, mas não me obrigar a usar salto, né? Acredito que minha competência seja mais relevante do que a minha capacidade de me equilibrar num salto 15.
Por tudo isso e muito mais que só sabe quem vive this life experience estou de olho no mercado e nos concursos.