9 de setembro de 2010

Desordem Pública


Este título é o nome de um blog (do amigo de uma das Alimentadoras) e só consegui me lembrar dele para nomear este post.
Não sei como funciona em outras empresas públicas, mas aqui onde habito, até a minha auforria, é terra de ninguém!
Quando você trabalha em empresa privada, normalmente não conhece seu perfil de função e não tem bem certeza do que a empresa espera de você até que seu chefe lhe cobre mais trabalho ou comprometimento.
Da empresa onde mais tempo trabalhei, me recordo de um dos gerentes sempre me perguntando o que você faz aqui hoje (sim, porque passei por três áreas diferentes). Na época, achava o cara um tremendo idiota, mas olhando aqui de fora, quando eu era compras, eu não era bem "a compradora" e quando fui financeiro, eu às vezes era cobrança e outras meio fiscal. Eu sabia o que tinha que fazer todos os dias quando ligava meu micro pela manhã, mas as pessoas ao redor podiam bem pensar que eu passava o dia conversando no telefone e escutando música... não era claro para ninguém minha função ali.
Na empresa pública você deveria saber extamente o que vai fazer, quando faz a inscrição para o concurso. No edital vem a descrição de atividades, formação mínima para o cargo, carga horária, salários, adicionais e benefícios...
Daí, você é convocado e descobre que a descrição do edital quanto as suas novas atividades não eram reais. Controle de agenda, elaboração de documentos, atendimento telefônico... eu até criei uma agenda para o departamento que nunca é consultada, o telefone não toca, meu chefe me entrega escrito o que tenho que digitar, acho que faltou escrever: não requerer cérebro pensante para esta função!!!
Aí, tem a outra parte, que enquanto ex-futura-RH, eu ADORO: desvio de função. Bom, se eu não faço o que deveria fazer, sempre tem o que eu não deveria, mas que não me gera indenização na saída! Afinal, exercer atividade com remuneração inferior a sua, pode ser humilhante, mas você não ganha nada com isso...
Eu já estou acostumada com a minha situação, já que tem prazo de validade (Amém!), mas hoje vi uma cena que me deixou realmente estarrecida. Uma adolescente carregando fardos e fardos de garrafas de água cheias!!! Acrescente a imagem que a mocinha era muito magrelinha, uns 48 ou 49 quilos, alta, pulsos de criança... E ninguém faz nada.
Quem é o síndico?
É uma zona, um absurdo!
Eu já trabalhei para o Estado antes, mas num ambiente bem menos errado, afinal, era uma instituição de ensino. Lá eu sabia o que ia fazer, só me era pedido o que estava dentro das minhas atividades pré-estabelecidas, eu não me sentia enganada e minha chefe tinha certeza de que eu não abusava da minha mão de obra barata.
No mínimo, é o justo.

Nenhum comentário: