9 de setembro de 2010

Dicas para Gestantes I

Durante a gravidez sempre tem gente querendo dar conselhos... alguns suuuuper úteis e outros totalmente ultrapassados. Então, antes de sair por aí comprando fita crepe para colar fraldas ou dúzias de pagão para o enxoval do bebê, eu gostaria de deixar minhas sugestões.
Em primeiro lugar, não vá sair por aí sendo grosseira com qualquer um que queira ajudar, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã ou quantos pontos vai levar depois do parto, certo?
Então, para filtrar tantas opiniões sugiro a "linha do tempo" é muito mais útil alguma dica de mães de crianças de até 5 anos, do que as com filhos de 30! Sim, porque não é só a informática que se atualiza todos os dias... a medicina também tem suas descobertas e novos tratamentos bombando aqui e ali a todo momento.
Por outro lado, há dicas de vó que funcionam até hoje... como coisinhas que devemos comer ou cházinhos super úteis. Por esta linha temos que os cházinhos leves estão liberados para as gestantes, como: camomila, erva-doce, agora, não é recomendado tomar chá preto, chá mate, chá verde e até o inocente chá de hortelã, que a gente tomou a infância toda para curar as inúmeras dores de garganta.
Beba, beba, beba... água faz bem para você e para o bebê. Não sei se vai ajudar no parto (ouvi esses dias que beber água ajuda a criança "escorregar" mais fácil), mas grávida costuma a ter prisão de ventre, não pode tomar remédios para quase nada (eu estou em plena crise de rinite, com direito a tosse alérgica e o meu otorrino só me liberou sprays nasais). Ou seja, em tempo de ar mega power seco, hidrate-se também por dentro e seja feliz.
Muito líquido significa muitas visitas ao banheiro... ok, concordo plenamente! Então, eu tenho parado de tomar água pelo menos 1h hora antes de ir para algum lugar onde não posso usar o banheiro. Parece bobagem, mas imagina ficar saindo de 15 em 15 minutos de uma reunião importante? Não rola, né?
Outra dica bacana é passar hidratante nas costas e no bumbum. Todas lembramos da barriga e dos seios, mas esquecemos de outras partes que também sofrem no estica-e-puxa da gestação. Já li relatos de estrias nas coxas e próximas aos joelhos, então, deixe de preguiça e creme nas pernocas, também! Neste item, eu ainda acrescentaria um "fecha boca"... comer por dois é muito out e muito perigoso para a beleza e para a saúde, já que o sobrepeso pode trazer junto diabetes gestacional e alterações de pressão arterial.
Minha prima, também me sugeriu calcinhas grandes. Sabe aquelas que a gente passa longe nas lojas de lingerie? Que parecem de vovó? Delas mesmo, e pode comprar pelo menos um tamanho maior do que o que costumava a usar antes da gravidez. Por que calcinhas da Bridget Jones? Porque sustentam mais a barriga e ajudam a segurar os culotes para que eles não te transformem em boneco da Michelin no pós-parto.
Outra da minha prima que adorei e já estou colocando em prática (aos poucos)... não consumir refrigerantes (todos), chocolate, café e feijão a partir do 5º mês. Com isso, a Julinha (filha dela) não teve as terríveis cólicas do leite e eu espero que meu esforço compense e o Caio também tenha noites tranquilas!!! rs
O último e o que mais sou cobrada pelas minha amigas Alimentadoras é o "mexa-se". Yoga, hidroginástica e pilates são super recomendados durante a gestação, entretanto, não estão a disposição de todos, então, vale uma prática bem simples: caminhar. Pode ser voltas pelo bairro ou na esteira do condomínio... exercitar faz bem para a circulação sanguínea (super enlouquecida neste período) e para a respiração.

Nenhum comentário: